Como preparar um bom feijão e um delicioso arroz?

Para o meu primeiro Post resolvi colocar algo verdadeiramente útil (e até engraçado) à vida de um homem que, digamos, se vira sozinho. Aposto que você não sabe cozinhar um feijão ou, quem dera, fazer um simples arroz, que tristeza. E é por isso que estou aqui, para lhe salvar dessa terrível "tragédia na cozinha" e fazer com que economize uma grana boa no seu dia a dia evitando o tal disk pizza, self-serv, churrascaria e estabelecimentos afins.


Feijão


Primeiro passo: Cozinhando o feijão

1. Pegue um pacote de 500g de feijão – abra, espalhe tudo e selecione os melhores. Jogue fora aqueles grãos que estiverem ruins.

2. Pegue uma panela de pressão e encha 1 litro e meio de água. Coloque o feijão escolhido.

3. Tampe e ligue em fogo alto. A partir do momento que a danada começar a fazer o famoso: chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!, conte 30 minutos e desligue o fogo. Aguarde um tempo para a pressão sair. Não vai abrir logo a panela porque vai dar m…..

4. Na hora que você abrir a panela pegue um grão e tente amassar. Se conseguir com facilidade, está cozido. Se não, volte para cozinhar mais um pouco.Pra ficar mais fácil agora ligue o fogo sem tampar a panela. Assim você tem como ir testando o ponto do feijão.

Segundo passo: O Caldo

Bom, agora que o feijão já está cozido. É hora de temperar e engrossar o caldo.

1. Pique bem 1 cebola média.

2. Fatie 1 linguiça calabresa e depois corte cada fatia em 4 pedaços.

3. Pegue outra panela, forre o fundo com azeite e leve para aquecer. Coloque a cebola e refogue mexendo por 1 minuto. Acrescente a lingüiça e continua mexendo por mais uns 2 minutos.

4. Aí é só virar isso tudo na panela de pressão que está com o feijão. Misturar e cozinhar mais um pouco em fogo baixo sem tampa, até engrossar o caldo. Uns 10 minutos mais ou menos.

5. Para salgar – assim que colocar o tempero na panela e misturar, ponha 1 colher de sopa rasa de sal. Misture e prove. Se achar que precisa de mais um pouco de sal coloque, mas sempre de pouco em pouco. Porque sal você põe, mas não tira de jeito maneira.

Vai dar muito feijão. Então separe em recipientes de acordo com o seu consumo e congele. Você vai comer feijão a semana toda.

Lembrando que em cada região o feijão é feito de uma forma diferente. Mas se você seguir esses passos não tem segredo, ele vai ficar muito bom.



Arroz branco


Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão, saca?)
  • Meia cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal

Modo de preparo:

1. Lave o arroz, muita gente diz que não é necessário, mas acredite, isso o deixa mais solto evitando que não grude na panela tão facilmente.

2. Pegue uma panela e coloque um pouco de óleo no fundo, coloque o óleo até que ele quase cubra o fundo. Coloque o alho e a cebola e deixe fritar um pouco (não deixe que o alho queime).

3. Então coloque o arroz lavado na panela, adicione o sal e mexa mais ou menos uns cinco minutos, você vai notar que o arroz deu uma fritada (mudou a cor).

4. Adicione dois copos e meio de agua (copos utilizados p ara medir a quantidade de arroz), você deve notar que a agua colocada ficou um dedo (de largura) acima do arroz. Mexa mais um pouco e tampe a panela não deixando que a tampa se encaixe totalmente, deixando a panela um pouquinho aberta para que a agua possa evaporar.

5. Agora vocês podem abaixar o fogo do arroz . E tenham paciência, pois demora um pouquinho. Você deve ir olhando para ver se a aguá esta evaporando. Depois de alguns minutos provem o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, podem desligar o fogo e deixar o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.


Pra incrementar: O arroz branco sempre vai bem com ervilhas ou milho verde. Vocês também podem colocar um pouco de bacon ou calabresa para fritar junto com a cebola, fica muito bom. Só lembrem que o bacon e a calabresa já possuem sal, então vocês podem diminuir a quantidade de sal colocada no arroz.


Pronto agora você já pode sair dizendo que é um Mestre -Cuca!

Se tu fez e deu tudo certo deixe um coments aee...

Espero ter ajudado, até a próxima!!

4 comentários:

Odele Souza disse...
6 de outubro de 2009 21:12

Olá Danilo,

Obrigada por seguir o blog de Flavia. Quis conhecê-lo por isso. Seu primeiro post está bem bacana e acho que será muito útil.Muitos jovens moram sozinhos e podem se beneficiar de suas preciosas dicas culinárias.

Parabéns e boa sorte com seu blog.

Um abraço.

nilo soares disse...
7 de outubro de 2009 05:35

Oi Odele, obrigado pelo carinho.
Espero que volte mais vezes.
Abraços!!

Anônimo disse...
30 de abril de 2012 05:35

\O/ muito bom, otimo.... :D

- consegui provar pra minha namorada que eu sei fazer feijao... valeu bem util mesmo... agora to saindo por ai fazendo feijao adoidado aushaushaushs :D

Anônimo disse...
15 de abril de 2013 07:31

Vlw mestre mi ajudou muito

Postar um comentário